segunda-feira, 12 de março de 2007

OHAYO

Começando este post com uma série de cansaços acumulados:

- Mariana e Diogo perturbando minha cabeça, como o casal de “Amor,Amor” que virar mangá!

Além de ter passado fim de semana inteiro como organizadora, cozinheira, anfitriã e outras atribuições desses organizadores de festas familiares.

Além de escrever cenas para este novo mangá, tentar terminar uma nova capa que vai para a gráfica de Shoujo no Koi, e voltar ao meu curso de nihongo, a minha grande alegria semanal foi ver um novo programa do meu segundo homem britânico favorito, o primeiro é Hugh Grant, Jamie Oliver.

Achei a idéia muito boa, por ter pego o programa no meio pensei “Cristo, Jamie oliver está cozinhando no David Letterman!” Ledo engano cara mangaka, Jamie Oliver fazia suas peripécias culinárias num programa de auditório.

Era incrivelmente encantador ver um homem tão apto a cozinhar e ainda fazer leves gracejos a platéia. Aliás, pela mudança de tom na minha escrita fica nítida a minha queda, porque não um tombo por homens que cozinham. Não entendo porque mas esse parece o tipo que as mulheres se encantam e entregam os pontos rápido.

Graças aos gracejos de Jamie lembro-me das revoluções que ele provocou em minha cozinha:

- Comprei um mexedor, espécie um batedor de ovos é ótimo pra fazer molhos.

- Alho poró, ou como diriam os britânicos, spring onion, tem um sabor suave e combina muito em saladas.

- A mistura de doce, salgado, apimentado. Alcancei uma tendência a sabores agridoces e adoção de ingredientes felizes e refinados como acalparras, cogumelos, ameixas, e pimentas.
- Molhos, porque não tentar um diferente? Molho branco, molho parmesão, molho com ameixas e cogumelos...
- A pobre rúcula, como odiava até mistura-la com maçã, com abacaxi, com queijo provolone, virou uma favoritas, é claro que não perde pro alho poró!

Fica aqui site do meu mentor culinário:
http://www.jamieoliver.com (em inglês)

O mais divertido ou proveitoso em fazer experiências na cozinha é alcançar algo sofisticado e prática, mas muito saboroso. Assim deixo uns dos meus primeiros experimentos culinários, um combo (salada +omelete) leve prático e rápido.
Aqui vai
---------
Omelete on creme
Ingredientes
2 ovos
1 xícara de creme de leite
1/2 xícara de coentro picado.
½ xícara de tomate seco picado
(PS:o tomate seco pode ser trocado por outro ingrediente de sua preferência como o salame, ou algum tipo de queijo).
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Bata os ovos, como sempre se bate para fazer a omelete num prato fundo com um garfo ou instrumento próprio. Acrescente aos ovos batidos o creme de leite, e continue a bater. O sabor dos ovos de uma omelete simples será amenizado pelo creme de leite. A seguir tempere-a com sal, pimenta ao seu gosto. Acrescente os outros ingredientes e misture bem.

Numa frigideira esfregue um pouco de sal e esquente-a, é uma boa alternativa para quem não tem a tal frigideira anti-aderente e é muito boa a dica para não grudar coisas no fundo. Ou então passe um fio de azeite e deixe esquentar. Coloque a mistura na frigideira e vire assim que perceber que está moreninho e consistente. Vire do outro lado. Se tiver dificuldade para virar a omelete jogando-a para o alto, cubra a frigideira com um prato apóie a base com uma das mãos e vire a frigideira. Devolva a omelete para a frigideira colocando a parte crua para baixo. Depois de uns poucos minutos, poucos mesmo! Retire e já pode servir.


Para acompanhar deixamos uma S
alada de maçã com parmesão.

Ingredientes

Rúcula ou agrião
Uma maçã sem casca cortada em cubos.
1 xícara de queijo parmesão cortado em cubos
1 xícara de tomate cortado em cubos ou 1 e ½ xícara de tomatinhos cortados ao meio ou inteiros.
½ xícara de alho poro;

É só misturar os ingredientes e servir junto com a omelete.

Uma boa opção para quem achar um pouco seco é usar um molho a base de parmesão, um molho ranch ou até mesmo um iogurte natural para acompanhar.
------
Para uma boa apresentação pode servir a salada como entrada e depois a omelete.
Ou por a salada em um lado do prato a omelete enroladinha do outro. Você pode amarrar a omelete com um galho de coentro, salsinha, alecrim ou broto de feijão.
Em seguida regue o prato com os molhos indicados acima que podem ser comprados prontos ou molhos caseiros.

Os molhos ficam para uma próxima seção, afinal a gente não dá tudo de mão beijada! (risos)
---------
Uma dica importante as receitas tem rendimento de duas porções! Falei tanto de Jamie que a figura mítica do homem que cozinha finalmente subiu a cabeça! Havia me esquecido do simpático francês Anquier ^^, que também cozinha divinamente.
Fica aqui um apelo ou uma campanha, a falta de homens hábeis na arte culinária é escassa, torna-se um desperdício só admirar Lord Jamie, logo quero um affair que cozinhe!
Podíamos trocar receitas, refeições ou simplesmente sentar e degustar de seus dons gastronômicos. Ainda sim homens que lêem tal post cozinhar neste apelo não inclui as medonhas afirmações:
Eu conzinho: faço miojo e pipoca de microondas!
Fervo água ...aff
Faço ovo mexido! -Aca!

Não senhores a arte culinária é um dom que apraz os sentidos e definitivamente é um ponto em potencial para mulheres observadoras e inteligentes, mas que na verdade usam estes termos com a desculpa que querem uns agradinhos, uns mimos gastronômicos (risos).

Mas cá pra nós a campanha é boa, e não tem charme maior do que um homem que cozinha, e bem!

Espero que não tenham ficado com fome (risos).
********
Kissu
V-chan
Frase do dia “ Bom é ter você no meu coração é doce, amargo torta de limão”
------------------