terça-feira, 22 de maio de 2007

Hayo,
eu de novo,
Retornei só para começar com uma questão apontada hoje pela minha professora de licenciatura, que responde uma questão que pode chatear muitos fãs de mangá, mas que de maneira geral muitos desconhecem. Aliás pode se dizer que esta é uma pergunta constante para quem não conhece mangá: "se japonês tem o olho pequenininho porque o olho de um mangá é tão grande?!

Bem a história do mangá pode explicar isso, aliás muito mais a sua transição do mangá antigo para o mangá moderno do que toda a história do mangá em si. A designação dada por Hokusai derivou de uma série de copilações (de 17 volumes) nas quais o artista retratava desenhos caricatos e representações do cotidiano, estas imagens classificadas como irrisórias justificam a nomenclatura MANGÁ.
- Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?!-
Bem este dado está sendo apresentado a você para lembrar que nessa época os mangás não tinham olhos grandes, pelo contrário essas representações assemelhavam-se aos traços da gravura ocidental tradicional, como as paisagens do período flutuante chamado de Ukiyo. Ou seja, estas representações eram de faces denominadas "Bijinga" olhos com nariz gancho, era olhos muito pequeninos, com seguidos por um traço fino que representava o nariz e completava-o fazendo um gancho na ponta.
Este tipo de cânone, ou modelo de representação, enfaticamente o nariz ainda é represetado ainda que estilizado por muitos autores de mangás contemporâneos.

Segue-se o desenvolvimento do mangá nas pequenas publicações e o surgimento das primeiras animações, sob este aspecto da representação gráfica tradicional. Entretanto, algumas publicações de quadrinhos mundiais (principalmente americanas e européias) chegavam aos japoneses por períodicos, com isso alguns pequenos esquemas esquemas representativos das HQ' (História em quadrinhos) já se alteravam.
Mas a real mudança e caracterização do mangá como conhecemos atualmente foi dado pelo Deus do mangá ou o Mangá-Sama Osamu Tezuka. O contato de Tezuka com o cinema hollywodiano e os quadrinhos de Wall Disney levarma-no a produzir um quadrinho com enquadramentos (ângulos) semelhantes aos cinematográficos, e que precisaria, sobretudo, de meios expressivos para chegar a esta estética tão próxima a cinematogŕafica. Além das linhas de ação, closes e verticalidade dos quadrinhos, Tezuka trouxe o ícone característico dos quadrinhos japoneses os olhos grandes. Estes olhos grandes não se tratam de uma simplória revolta pelos olhos puxados e pequenos, a adoção do estilo siginificaria uma maior expressividade na representação. Sendo tudo isto uma observação, adaptação e releitura do jeito Yankee, ou melhor do jeito Disney de desenhar os comics.

Além de todas estas revoluções do campo gráfico Tezuka trouxe roteiros humanistas aos quadrinhos, como a história de Adolf Hitler (já publicada no Brasil), Crime e Castigo, Fausto e outras obras em que reduziriam a visão de que os quadrinhos podem ser simplesmente uma leitura para crianças e adolescentes.

Você que não sabia que mangá tinha olho grande, não é questão de revolta, é questão de representação!
Entendeu?! Tá pensando o que meu amigo, quadrinho e V-chan também são cultura!
----------
Kissu
V-chan
Frase do dia: " Quem tem medo dos quadrinhos?"
------------------